Palmeiras já se prepara para futuro
problema: falta de zagueiros
Defesa sólida só terá três nomes após a saída de Danilo. Felipão ressalta dificuldade em trazer reforços e prepara volante Chico para assumir posto
A performance defensiva do Palmeiras tem sido excelente em 2011, mas a zaga tem sofrido com a falta de opções no setor. Após a saída de Danilo, que vai para o Udinese-ITA no início de julho, o técnico Luiz Felipe Scolari terá apenas três nomes para duas vagas no miolo da defesa alviverde: Thiago Heleno, Leandro Amaro e Maurício Ramos. A dificuldade em trazer reforços já preocupa Felipão, que começa a estudar opções para manter a defesa sólida.
- Teremos essa preocupação quando o Danilo for embora, porque ficaremos com três zagueiros, e não dá para jogar Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana só com esse número. Estamos procurando, mas ainda não apareceu uma boa possibilidade – lamentou o técnico.
O maior desejo do Palmeiras era Henrique, do Racing Santander-ESP. No entanto, o Barcelona só quer negociá-lo em definitivo e os valores são altos: cerca de 8,5 milhões de euros (pouco mais de R$ 19 milhões). A Traffic pode ajudar a bancar parte dos direitos econômicos de Henrique, mas mesmo assim o clube alega não ter dinheiro suficiente para repatriar o jogador, campeão paulista pelo Verdão em 2008.
- Tínhamos a ideia de contratar alguns jogadores para o setor, mas já passou o tempo. Vamos ver se ainda conseguimos contratar alguém para encorpar mais a equipe. Se é bom, barato... Depende do que podemos encontrar e das condições do clube. Nesse momento, o Palmeiras passa por dificuldades e vai trabalhar com alternativas que sejam compatíveis – destacou Felipão.
Apesar das dificuldades, a zaga é o setor mais estável do Palmeiras. Excluindo-se a goleada por 6 a 0 sofrida diante do Coritiba, tratada como acidente de percurso, o time só levou 14 gols em 30 jogos na temporada - dez no Paulistão, três na Copa do Brasil e só um no Brasileiro. A média de 0,46 gol por jogo é tida como excelente, uma das melhores do país.
Para manter o desempenho, Felipão trabalha com alternativas dentro do próprio clube. O volante Chico, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR, vem treinando constantemente como zagueiro ao lado de Thiago Heleno. Na semana passada, o técnico sacou Danilo em dois coletivos e lançou Chico, já se preparando para a perda do atual titular. Alto e com boa noção da posição, o camisa 3 pode ser o futuro xerife da zaga enquanto reforços não chegarem.
- Estou preparado para jogar onde o Felipão achar melhor. Se abrir uma brecha na defesa, quero aproveitar – destacou Chico, após o jogo contra o Furacão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário